COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Acreditamos poder contribuir para um novo paradigma de desenvolvimento e cooperação no espaço Europa-Lusofonia, baseado no diálogo e na construção de relações de confiança com os vários atores sociais, estimulando oportunidades para a inovação e o desenvolvimento económico e social.

Promovemos nesta Medida a participação das comunidades na definição, planificação e criação do seu próprio futuro e do seu Empowerment.

CONTEXTO

É intenção da IUNA vir a constituir-se como ONGD, por forma a podermos conceber, executar e apoiar programas de cooperação para o desenvolvimento, assim como a promoção dos Direitos Humanos. Procuraremos dar destaque às seguintes áreas:

– Ensino, educação e cultura

– Emprego e formação profissional

– Integração social e comunitária

– Reforço da sociedade civil

– Educação para o Desenvolvimento

OBJETIVOS
DO PROJETO

– Construir plataformas de cooperação que permitam o desenvolvimento das sociedades humanas no respeito pela diversidade e pelos direitos humanos fundamentais;

– Fomentar políticas de não discriminação e de promoção da dignidade de todos os seres humanos;

– Promover a execução e a avaliação de projetos de desenvolvimento e de cooperação a nível nacional e internacional, por forma a potenciar uma sociedade cada vez mais inclusiva, onde os valores como a equididade e a solidariedade sejam realidades objetivas;