EMPREENDEDORISMO E EMPREGO

A medida Empreendedorismo e Emprego pretende incentivar o empreendedorismo dos jovens, a criação do próprio emprego e promover o desenvolvimento de projetos, com o objetivo de identificar, apoiar e promover iniciativas de elevado potencial de empreendedorismo social e desportivo, bem como internacionalizar experiências, através do envolvimento em parcerias e do trabalho em rede.

CONTEXTO

No atual contexto político, económico e social incerto, em que os jovens enfrentam problemas de desemprego em Portugal e na Europa, estes podem ser impulsionadores de uma mudança positiva e contribuir para soluções inovadoras para os problemas que enfrentam. A IUNA desenvolve esta Medida que visa criar e desenvolver mecanismos e instrumentos que possibilitem a capacitação para a Empregabilidade, com foco nos jovens universitários e jovens em situação de vulnerabilidade, incluindo o desenvolvimento de Soft Skills e a aquisição de competências para o mundo do trabalho. Também é nossa intenção promover o empreendedorismo e o auto-emprego, incluindo formação e acompanhamento dos jovens empreendedores.

OBJETIVOS
DA MEDIDA

Participar ativamente e conjuntamente nas iniciativas da União Europeia no âmbito da inovação social e do empreendedorismo de cariz social e desportivo, de forma a otimizar os instrumentos e mecanismos disponibilizados pelos programas nacionais e comunitários.