FIT4LIFE

Segundo uma metodologia de educação não-formal, usamos o poder do Desporto para mobilizar os jovens a desenvolver estilos de vida saudáveis e a ensinar habilidades valiosas da vida permitindo que estes convertam as suas ideias em ações positivas para as suas comunidades.

O FIT4LIFE, usará de métodos e atividades ao ar livre para ajudar os jovens a desenvolver uma ampla gama de habilidades técnicas e sociais. Assim, muito mais do que fit – o desporto pode ajudar a torná-los verdadeiramente ” Fit4Life “.

CONTEXTO

O FIT4LIFE surge de determinadas necessidades identificadas, em termos de capacitação social, pessoal e profissional dos jovens NEET, de forma a terem melhor e maior acesso ao mercado de trabalho, a facilitar a transição entre a escola e o mercado de trabalho, a combater o abandono escolar e a cidadania passiva.

Com o FIT4LIFE, desenvolvemos um “ecossistema promotor de empregabilidade”, onde o empreendedorismo social é uma atitude que se aprende e se desenvolve, através da educação não formal e do Desporto.

Ao nível da UE os NEET são considerados como sendo o grupo mais problemático no contexto do desemprego jovem. Ser NEET tem consequências graves para os jovens, a sociedade e a economia.

OBJETIVOS
DO PROJETO

Melhorar as oportunidades de (re)integração socioprofissional de jovens NEET nacionais e europeus, através de:

– Desenvolvimento de competências sociais e profissionais, recorrendo a metodologias de educação não-formais inovadoras, à mobilidade transnacional, com base nas melhores práticas atuais da UE;

– Reconhecimento e validação de competências, conhecimentos e aptidões adquiridos através da aprendizagem não-formal;