JUVENTUDE
E CIDADANIA

Procuramos promover uma juventude ativa e inclusiva, onde a participação no debate das suas próprias políticas, potenciem o desenvolvimento da Cidadania.

Numa sociedade Europeia, multicultural, multiétnica e multireligiosa, urge promover ideias e medidas inclusivas, por forma a que os jovens possam potenciar os seus sonhos e desenvolver os seus projetos de vida.

ENCONTRO DE JOVENS LÍDERES DA CPLP

FÓRUM DA JUVENTUDE EUROPA – LUSOFONIA

CONTEXTO

Através de projetos de diálogo estruturado, em que a IUNA incentiva a interação direta entre jovens e decisores políticos/públicos, promovemos a criação de uma plataforma de organizações parceiras, liderada e impulsionada por jovens lusófonos em cooperação com jovens europeus. Esta plataforma destina-se e se esforça para servir os interesses dos jovens, promovendo a sua participação ativa num diálogo construtivo entre sociedades lusófonas e europeias sobre os domínios social, económico e político.

OBJETIVOS
DO PROJETO

– Relançar a discussão sobre a cooperação entre a Europa e a Lusofonia;

– Promover a Formação e Capacitação de Jovens Líderes Associativos e Comunitários;

– Criar uma Agenda Transversal Europa-Lusofonia no âmbito da Juventude, que seja um processo facilitador na definição e implementação de projetos no domínio da juventude e que motive a maior cooperação e intercâmbio entre jovens europeus e jovens lusófonos;

– Criar uma Rede de Jovens que seja uma plataforma ativa no intercâmbio da Juventude europeia e lusófona, que premeie o diálogo, a aprendizagem e a troca de experiências sobre os desafios globais que enfrentam.